VISITAS, VOLUNTÁRIOS E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Conforme determinação dos órgãos competentes, nossas visitas deverão ser previamente agendadas e cumprir os protocolos de proteção e segurança determinados pelas autoridades da área da saúde.

O visitante deverá chegar no horário agendado, efetuar a medição de temperatura e higienização. Durante a visita deverá evitar o contato físico.

POLÍTICA DE ALIMENTOS PERMITIDOS E NÃO PERMITIDOS

O Lar Escola Francisco Cândido Xavier com o intuito de promover a qualidade de vida dos idosos, bem como amenizar possíveis comorbidades por meio da alimentação, supervisiona o cardápio dos acolhidos e as refeições são minuciosamente elaboradas.

Para tanto, as refeições são elaboradas para atender as necessidades nutricionais dos idosos, de forma equilibrada e saudável evitando assim todo e qualquer tipo de alimento ultra processado, que é rico em corantes, aromatizantes e conservantes artificiais.

Também são controlados o oferecimento de alimentos ricos em sódio (sal), com o objetivo de amenizar hipertensão arterial e doenças renais; alimentos ricos em açúcares, que são responsáveis por desordens na glicemia, com a descompensação do diabetes; alimentos ricos em gordura, que são responsáveis pela dislipidemia.

É controlado o oferecimento de todo e qualquer alimento que possa contribuir para o aumento de peso ou alimento que contribua para o surgimento de doenças crônicas.

Todo e qualquer alimento que será oferecido aos idosos deverá ter procedência, como nome do fabricante, data de fabricação, data de validade, lista de ingredientes e informação nutricional.

Todos os alimentos destinados aos idosos deverão ser entregues à equipe de enfermagem, que serão triados posteriormente pela nutricionista e assim distribuídos.

Será avaliado o estado do alimento, condições da embalagem, procedência, data de validade, valor nutricional, ingredientes alergênicos, entre outros.

Para o oferecimento de café da manhã ou café da tarde, deverá ser entregue uma lista dos alimentos que serão servidos com antecedência de no mínimo 2 dias, para avaliação da refeição pela nutricionista.
Portanto, visando a manutenção da saúde e qualidade de vida dos idosos, segue lista de alimentos permitidos e proibidos.

Alimentos proibidos

Balas de qualquer tipo
Chicletes
Biscoitos doce recheados
Salgadinhos
Refrigerantes com açúcar
Suco de caixinha
Bebidas lácteas tipo Toddynho
Bebidas lácteas tipo iogurte
Pirulitos
Doces, como suspiro, doce de leite, doce de amendoim e gomas
Bolos com recheio ou cobertura
Bolos industrializados, do tipo Ana Maria/Pulman
Embutidos, como presunto, mortadela e salam

Alimentos permitidos

Frutas (livre)
Biscoitos doce sem recheio (1 unidade)*
Biscoitos salgados (1 unidade)*
Refrigerantes sem açúcar (2 unidades lata ou 1 unidade garrafa 600 ml)*
Água de coco (2 unidades pequenas)*
Chocolates (1 unidade grande ou 2 unidades pequenas)*
Iogurtes (2 unidades pequenas)*

*Obs.: Porções individuais e não cumulativas para cada idoso

Contamos com a colaboração de todos.

Fabiany Izabel Marquardt

Nutricionista CRN3 60000

Nos ajude

Ajude a manter nossa instituição, pois com sua doação é possível fazer toda a diferença!

Torne-se um voluntário

Dedique parte do seu tempo a ajudar a quem precisa.